Produtos essenciais na tua despensa

O que ter na despensa em tempos de quarentena?

Numa altura em que todos estamos preocupados com a pandemia do coronavírus, uma das formas aconselhadas para controlar a disseminação do vírus é resguardármo-nos em quarentena.

Neste artigo damos-te algumas dicas sobre quais os alimentos que deves ter de reserva para uma alimentação saudável e que podem ser utilizados em qualquer altura.

Em primeiro lugar, calcula as quantidades de alimento necessárias para o período de quarentena, de acordo também com o número de pessoas que vai ficar em casa.

  • Para evitar uma compra de bens exagerada deves estimar a quantidade de alimentos consoante o número de pessoas que vão permanecer em casa e de acordo com os hábitos alimentares. Por exemplo, se consomes pão ao pequeno-almoço e ao lanche deves calcular cerca de 100/120g de pão por dia x 14 dias. Se consomes 1 iogurte diariamente, deves comprar o suficiente para o período de quarentena.

O segundo passo é construir uma lista de alimentos nutritivos que permitam manter uma alimentação equilibrada e promotora da saúde. Os alimentos secos são uma excelente opção que podes ter sempre em casa pois apresentam maior durabilidade e são bons para ter sempre à mão em qualquer altura:

Opcionais:

Não te esqueças de armazenar os produtos pelo prazo de validade, colocando à frente os produtos com o prazo que vai expirar primeiro. Assim será mais fácil consumires os alimentos em tempo útil evitando que haja desperdício alimentar.

Apesar de não haver previsão de falha no fornecimento de água podes optar por ter água engarrafada de reserva (pelo menos 1 garrafão).

Quanto aos alimentos como legumes, carne ou peixe, podes optar por comprar fresco e congelar, aumentando o tempo de duração destes produtos. Até mesmo o pão podes comprar em maior quantidade, dividir em fatias e congelar. Também a fruta podes comprar fresca e também já congelada (como morangos, frutos vermelhos ou polpa de fruta).

E lembra-te, compra os alimentos em quantidades racionais e sustentáveis – não nos podemos esquecer que vivemos em comunidade e que todos precisam de alimento.

Artigo

Todas as fases do ciclo de vida são importantes e a maneira como nutrimos o nosso corpo é um ponto fundamental para a longevidade.

Artigo

Cacau e Chocolate são dois ingredientes bem diferentes, nomeadamente quanto à sua riqueza nutricional.