conjunto de ingredientes verdes ideais para detox após as festas

SOS Detox

Depois de umas semanas de intensa festividade, convívio e excessos alimentares, está na altura de voltar à rotina e retomar os cuidados com a alimentação. Além do kit detox que preparámos para ti, há algumas dicas que podem ser aliadas preciosas e que decerto vão ajudar o teu corpo a recuperar o equilíbrio que precisa:

Água, água e mais água

Hidratar é a palavra de ordem. Na época natalícia habitualmente acabamos por consumir bebidas mais calóricas, como as bebidas alcoólicas e os refrigerantes, ficando a água muitas vezes de lado. Para que o nosso organismo possa executar as suas funções em pleno e absorver os nutrientes necessários, é necessária a ingestão adequada de água. Se tiveres dificuldade em ingerir água simples, podes juntar limão, gengibre e ervas aromáticas, ou então optar por infusões sem açúcar. Outra bebida pouco calórica e muito hidratante que podes optar é pela água de coco.

Legumes, sopa e saladas à discrição

Fundamentais em todos os dias do ano, e ainda mais nesta altura, os legumes são alimentos por norma pouco calóricos e muito saciantes, ricos em água e fibras. Além de serem de uma enorme versatilidade, estão carregados de vitaminas e minerais essenciais para que os órgãos responsáveis pelo processo natural de “detox”, o fígado e os rins, funcionem corretamente. Para potenciares a absorção de vitaminas como a A ou a K tempera os legumes com azeite, em pouca quantidade.

O segredo está no verde: Matcha e Clorela  

O chá matcha é um tipo de chá verde em pó rico em fitonutrientes que estimulam a atividade cerebral, protegem o fígado e parecem auxiliar no aumento do gasto energético, sendo por isso um bom aliado nesta fase.

A clorela é uma microalga rica em ferro e vitamina C, nutrientes importantes na produção de energia e no bom funcionamento do sistema imunitário. Ajuda também na produção de enzimas do fígado e é particularmente útil na eliminação de metais como o alumínio, o chumbo e o cádmio, ajudando o organismo no seu processo natural de “detox”.

Inclui sementes ricas em fibras solúveis

Após as festas, é natural que o teu intestino precise de uma ajuda extra para retomar o seu ritmo normal. As sementes ricas em fibras solúveis, como a chia e a linhaça, são uma boa opção já que a fibra solúvel tem a capacidade de absorver água, ajudando no bom funcionamento intestinal. Além disso, também contribui para que sintas maior saciedade. Experimenta adicionar uma colher de sopa destas sementes a sopas, iogurtes ou papas.

Põe o sono em dia

O descanso e as horas de sono suficientes são essenciais para que o organismo possa recuperar a energia e retomar em pleno todas as suas funções. O ideal é dormir aproximadamente 8 horas por dia.

Pratica exercício físico

De preferência ao ar livre, em zonas com pouca poluição. O exercício físico é também um dos responsáveis por estimular o bom funcionamento do fígado. Além disso, o exercício, mesmo que moderado, é uma boa ajuda para eliminar as calorias ingeridas em excesso.

Detox não é sinónimo de “passar fome”

Uma alimentação “detox” não tem de ser só à base de sumos e batidos de vegetais. Embora possam ser uma boa forma de aumentar a ingestão de fruta e legumes para quem habitualmente não o faz, todos os alimentos da roda dos alimentos são importantes e devem ser incluídos.  A alimentação variada, equilibrada e adequada, rica em alimentos de qualidade e pouco processados, contribui por si só para o bom funcionamento dos órgãos responsáveis pelo “detox” natural do nosso organismo.

Se neste novo ano uma das tuas resoluções passa por ter uma alimentação mais saudável e cuidada, podes contar com os produtos da Origens Bio! A equipa Origens Bio deseja-te um feliz 2020!

Artigo

A alimentação em conjunto com outros hábitos e estilos de vida poderá ser um poderoso aliado na redução do risco do aparecimento do cancro.

Artigo

Para a alimentação ser considerada saudável deve ser equilibrada, variada e adequada, fornecendo todos os nutrientes essenciais para a manutenção de bons níveis de saúde.