Várias taças com frutos secos diferentes

5 razões para consumir frutos secos

Deliciosas, versáteis e adaptáveis a qualquer tipo de regime alimentar, as oleaginosas ou frutos secos como são mais conhecidos, são um snack fácil e rápido que podes levar para todo o lado. Das tradicionais nozes às amêndoas, passando pelos mais exóticos cajus e castanhas do Brasil, as oleaginosas possuem características nutricionais excelentes para o organismo, por isso damos-te 5 razões para as consumires. 

  1. Amigos do coração

Os frutos oleaginosos são excelentes fornecedores de gorduras mono e polinsaturadas (gorduras saudáveis) e o consumo destas gorduras está ligado a um melhor controlo dos níveis de colesterol. As amêndoas e as avelãs parecem ser particularmente boas no aumento do bom colesterol (colesterol HDL) e a diminuir o mau colesterol (colesterol LDL). As nozes, pelo seu teor em ómega 3, são também um boa ajuda na manutenção de níveis saudáveis.

  1. Ricas em fibra

Já não é novidade que a fibra é essencial para o bom funcionamento intestinal. E basta uma mão cheia de frutos secos para teres uma ajudinha extra nesse departamento. Além disso, têm um efeito saciante, ajudando assim a regular o teu apetite.

  1. Ótimos fornecedores de macro e micronutrientes 

Além das gorduras benéficas características destes alimentos, habitualmente são também ricos em vários nutrientes como por exemplo a proteína, Vitamina E, fósforo, cobre, manganês e magnésio. Por exemplo, as castanhas do Brasil são excelentes fornecedoras de selénio bastando ingerir 1 a 2 por dia para obter 100% das necessidades diárias deste oligoelemento.

  1. Ajudam no controlo da diabetes

Pelo baixo teor de hidratos de carbono e açúcares, além de um baixo índice glicémico, as oleaginosas podem ser um bom snack, desde que consumidas em quantidades moderadas (até 30g/dia). 

  1. Vida saudável

Ricas em antioxidantes, como os polifenóis, as oleaginosas são excelentes no combate e na prevenção do envelhecimento celular. Ajudam as células a funcionarem melhor e não se alterarem protegendo dessa forma o corpo contra oxidações indesejáveis.

Artigo

Dia 18 de Junho assinala-se o dia internacional da Gastronomia Sust

Artigo

Para a alimentação ser considerada saudável deve ser equilibrada, variada e adequada, fornecendo todos os nutrientes essenciais para a manutenção de bons níveis de saúde.