frutos secos: amêndoas, avelã, caju, castanha do Brasil, noz, pistachio

5 alimentos do Outono que deves consumir

Chegou o Outono, as primeiras chuvas, o frio, mas também alguns alimentos que nos vão proporcionar os nutrientes certos para consumir nesta estação. As constantes alterações meteorológicas tornam o corpo mais vulnerável, comprometendo o nosso sistema imunitário caso não estejamos bem nutridos. Assim, é importante ingerir alimentos que forneçam energia e gorduras saudáveis, para garantir a manutenção da temperatura corporal. Além disso, também necessitamos de nutrientes que estimulem o sistema imunitário.

Selecionámos 5 alimentos do Outono que deves consumir:

Amêndoa

Do ponto de vista nutricional, a amêndoa contém vitaminas E e B2, minerais como ferro, fósforo e magnésio, e oligoelementos como cobre e manganésio. Estes micronutrientes são importantes, uma vez que reforçam as defesas do organismo, ajudam na produção de energia e redução da fadiga e contribuem para a manutenção de uma pele saudável. O elevado teor em ácidos gordos monoinsaturados faz deste fruto um alimento energético, ótimo para esta o Outono.

Noz

A noz é um alimento energético, muito nutritivo, com um elevado teor de gorduras saudáveis (gorduras polinsaturadas) e com uma quantidade interessante de ácidos gordos essenciais ómega 3. São ricas em vitaminas do complexo B, ferro, magnésio, fósforo, potássio, zinco, cobre e manganês. A sua constituição pode ajudar a melhorar o sistema imunitário e o sistema nervoso, a prevenir doenças cardiovasculares, a controlar os níveis de açúcar no sangue e a manter os ossos e músculos saudáveis. São também fonte de fitonutrientes, que previnem o envelhecimento celular e estimulam a produção de melatonina, uma hormona fundamental na regulação do sono.

Avelã

A avelã é fruto oleaginoso rico em antioxidantes, ácidos gordos ómega 6, vitaminas do complexo B e minerais, destacando-se o magnésio, fósforo, cobre e manganésio. A riqueza nestes nutrientes é importante para o bom funcionamento do sistema nervoso, produção de energia, diminuição do cansaço e fadiga e manutenção de ossos e dentes saudáveis.

Castanha

Com a chegada das temperaturas mais frias quem consegue resistir ao cheiro inconfundível das castanhas assadas? Este fruto seco é rico em fibra, hidratos de carbono de absorção lenta e vitamina C. Por isso mesmo, as castanhas são um snack equilibrado e reconfortante.

Romã

A Romã, fruto a privilegiar no Outono, é rica em água e vitamina C. Possui fitonutrientes com propriedades antioxidantes – retardam o envelhecimento das células e estimulam a produção das defesas do organismo. É ainda, um fruto pouco calórico (60kcal/100g), com um teor de açúcares moderado e é fonte de fibra.

 

Qual destes 5 alimentos de Outono é o teu favorito?

Artigo

Deliciosas e adaptáveis a qualquer tipo de regime alimentar, os frutos secos são um snack fácil e rápido que podes levar para todo o lado.

Artigo

Depois de umas semanas de intensa festividade, convívio e excessos alimentares, está na altura de voltar à rotina e retomar os cuidados com a alimentação.