site

5 Alimentos para aumentar a tua Produtividade

Hoje, dia 20 de Junho, assinala-se o Dia Mundial da Produtividade. 


Garantir que somos produtivos nem sempre é fácil. Conciliar todas as tarefas diárias por vezes parece impossível e ficamos com a sensação que o nosso dia deveria ter 48 horas em vez de 24. Há alguns hábitos que te podem ajudar a seres mais produtivo, como:

•    Planear a semana, definindo bem as tarefas que tens de desempenhar e objetivos;
•    Deixar o multitasking de lado; 
•    Fazer pequenas pausas regulares; 
•    Dormir horas de sono suficientes.


Sabias que a alimentação também pode ser uma aliada da produtividade? Conhece 5 alimentos e respetivas propriedades que vão contribuir para a tua saúde cognitiva, foco e concentração.


Salmão – rico em ácidos gordos ómega-3 (fonte)


Os ácidos gordos ómega-3 (nomeadamente os do tipo EPA e DHA), contribuem para uma melhor performance cognitiva, permitindo ao cérebro desempenhar as suas funções com “menos esforço”.  Além disso, parecem contribuir para a manutenção do bom humor e da memória.

 
Frutos vermelhos – antioxidantes (fonte)


Os frutos vermelhos são reconhecidos pelas suas propriedades antioxidantes, que contribuem para a redução do envelhecimento das células. Estes antioxidantes (como os polifenóis) demonstraram ter efeitos benéficos na saúde cognitiva.


Matcha – EGCG, L-teanina (fonte)


O chá verde é sem dúvida um dos alimentos mais utilizados pelas suas propriedades benéficas para a saúde. A matcha é um tipo de chá verde conhecida pela alta concentração de nutrientes, de onde se destacam os antioxidantes EGCg e L-teanina. Diversos estudos apontam benefícios relacionados com a memória e concentração. A matcha parece ter ainda um efeito preventivo do declínio cognitivo.


Cacau – flavonoides (fonte)


Os flavonoides naturalmente presentes no cacau parecem ter um efeito positivo na memória, na função cognitiva normal, além de desempenharem um papel protetor da performance mental e da função cardiovascular.


Maca – propriedades adaptogénicas (fonte)


A maca é utilizada desde a antiguidade pelos povos da América do Sul devido às suas propriedades adaptogénicas - ajudam na gestão do stress e ansiedade. Além disso, a maca possui propriedades neuro protetoras (melhorando a função cognitiva e memória), energizantes (contribuindo para o aumento da performance física) e anti fadiga.
 

Artigo

Para seguir uma alimentação saudável não é preciso perder horas na cozinha. Descobre como!

Artigo

Os hábitos alimentares da população portuguesa têm vindo a mudar ao longo do tempo.