Como Tornar a Casa Amiga do Ambiente - imagem site

Como Tornar a Casa Amiga do Ambiente

Se desejas efetivamente deixar um impacto positivo no mundo, artigos como este podem ajudar. O nosso intuito é partilhar contigo ideias eficazes que têm um efeito comprovado no meio ambiente que se estende à tua carteira.

Numa era em que o tempo escasseia para mudarmos a forma como consumimos recursos, é essencial ver além do simples custo-benefício e adotar novas metodologias. A responsabilidade para connosco é suplantada pelas gerações vindouras e algumas mudanças não dependem apenas de governos e grandes corporações.

Algumas das seguintes sugestões encontram apoios financeiros para auxiliar nesta transição, para que assim restem menos desculpas no momento de mudar.

 

Painéis Solares

O painel solar é um investimento que já não exige extenso debate. Se outrora a tecnologia ditava que um painel necessitaria de uma década ou mais para recuperar o seu investimento, esse prazo caiu atualmente para menos de metade.

Os painéis solares nunca foram tão acessíveis, eficazes e potentes. É ainda importante mencionar que os apoios em vigor cobrem até 85% da sua despesa com painéis solares até 2.500€.

Se trabalhas a partir de casa, o investimento faz ainda mais sentido. Um dos desafios maiores dos painéis solares sem sistemas de bateria associados é o desperdício energético. Porém, com cada vez mais eletrodomésticos inteligentes, até esse problema tem solução: programa a utilização de máquinas de lavar ou climatização no pico de produção solar.

 

Materiais de Construção Sustentáveis

Se ainda optas por uma obra à antiga, é pertinente dar-te a conhecer alternativas. Casas modulares e outras metodologias de construção sustentável minimizam o impacto ambiental ao erguer uma nova casa.

O resultado é bastante impressionante e oferece garantias onde a maioria das casas tradicionais falham, nomeadamente em termos de isolamento. Sugerimos que consultes algumas das mais recentes tecnologias de construção sustentável antes de optares por construir uma casa.

 

Invista em Janelas Duplas

Pode parecer impossível, mas este investimento só se tornou popular em anos recentes. Seguros que vivíamos num ambiente subtropical, os empreiteiros nacionais descuraram a importância desta opção.

Uma casa com janelas duplas e corte térmico permite poupar energia em climatização durante todo o ano. Além do mais, o nível de insonorização cria um ambiente muito mais aprazível.

Também aqui podes beneficiar de um apoio governamental para ajudar a cobrir uma parte substancial do teu investimento. Os resultados são eficazes e prolongam-se por muitos e bons anos.

 

Não Descures o Isolamento Térmico

Outro ponto onde encontramos demasiada negligência no nosso país é a ausência de isolamento térmico nas construções das últimas décadas.

Excesso de humidade, desconforto térmico e inclusive pouca resistência ao ruído exterior são apenas algumas das queixas mais comuns. Consulta as opções de capoto, considera isolar o teu telhado antes de pensares nas paredes e obtém poupanças energéticas consideráveis.

Também neste ponto existem apoios do Estado para aplicar as melhorias a troco de reembolso.

 

As Casas Inteligentes Também Poupam o Ambiente

Uma casa inteligente ajuda a poupar centenas de euros anualmente. Lâmpadas inteligentes que lhe permitem adaptar o nível de luminosidade ou desligarem-se quando deixa uma divisão, termostatos inteligentes que adaptam a temperatura às verdadeiras necessidades.

As opções são ínfimas e resultam todas em teu benefício. Se juntares a esta algumas das nossas sugestões anteriores, certamente terás um impacto ainda mais duradouro no meio ambiente.

 

Compra Artigos em Segunda Mão

Se possível, deixa o preconceito de parte. As últimas gerações caracterizaram-se por um consumo exacerbado e frequentemente injustificado.

Atualmente encontras lojas online com artigos em segunda mão em excelente estado, com garantia e por um preço muito mais acessível. Em alternativa, opta por anúncios online para comprar artigos tão diversificados como roupa, móveis, equipamento eletrónico e muito mais.

 

Repensa o Quotidiano

Ainda utilizas artigos de plástico de utilização única? Se os restaurantes já tiveram de repensar esta abordagem, também chegou o momento de o fazer em casa. As palhinhas que nos acompanharam durante décadas já têm um digno substituto.

A palhinha de bambu é igualmente útil e tem um impacto ambiental muito menor, à semelhança de talheres e pratos que podes utilizar nas próximas festas e piqueniques.

Viver num lar em equilíbrio com o ambiente não seria possível sem considerar um dos seus componentes mais relevantes: os alimentos produzidos com recurso a métodos sustentáveis.
Sempre que possível, opte por produtos biológicos e em formatos económicos, beneficiando a saúde em simultâneo com o meio envolvente. Afinal, se somos aquilo que comemos, também o nosso mundo beneficia da forma como produzimos esses alimentos.

Um impacto duradouro no meio ambiente depende da ação de todos. Se puderes efetivamente apostar em qualquer um destes pontos, fá-lo sem pensar duas vezes.

No que toca à melhoria da eficiência energética do seu lar, é um investimento que se paga a si próprio e valoriza o seu imóvel. Assim, qualquer dinheiro que gastes hoje vai ser recuperado ao longo dos anos e acabará por resultar em lucro.



 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Artigo com direitos reservados / Conteúdo Patrocinado

Artigo

Intolerâncias ou alergias alimentares parecerem ser problemas idênticos, no entanto são bastante diferentes.

Artigo

​​​​​​​Com a chegada do novo ano, chega também a vontade de mudar os hábitos, investir na saúde e no bem-estar.