dia-do-cerebro-2022-SITE

6 ALIMENTOS AMIGOS DO TEU CÉREBRO

Dia 22 de Julho comemora-se o Dia Mundial do Cérebro.

O cérebro é um órgão complexo que possui diversas funções fundamentais como o controlo do pensamento e da memória, das emoções, do tato, das capacidades motoras, da visão, da respiração, da temperatura, da fome e todos os restantes processos que regulam o nosso corpo.

O seu “alimento” de eleição é sobretudo a glicose (açúcares) mas, quando esta não está presente, tem a capacidade de recorrer a um “combustível” alternativo, as cetonas (substância proveniente da degradação das gorduras).

Além destes nutrientes, existem outros que são igualmente fundamentais para nutrir e potenciar a performance do cérebro. Por isso, uma alimentação nutricionalmente rica e diversificada é essencial.

Neste artigo falamos-te de alguns alimentos amigos do cérebro que podes incluir na tua alimentação.

Peixe gordo (fonte1)

Os ácidos gordos ómega-3, principalmente os do tipo DHA (ácido docosahexaenoico) presentes no peixe gordo, têm um papel essencial na manutenção da estrutura dos neurónios. Estudos indicam que quem consome pescado com maior frequência possui um cérebro mais saudável, comparativamente à daqueles que não comem pescado.

Café e Chá (fonte1)

Diversos estudos científicos associam o consumo de café e/ou chá à redução do risco de declínio cognitivo e de demência. Estes benefícios parecem estar ligados aos compostos presentes nestes alimentos, como os polifenóis e o seu efeito antioxidante. Contudo, é necessário ter em atenção que estes alimentos devem ser consumidos em quantidades moderadas, uma vez que contêm cafeína. 

Cacau (fonte1)

Os flavonoides presentes no cacau são substâncias antioxidantes que estão associadas a uma melhor função cognitiva. 

Ashwagandha (fonte2)

A ashwagandha é uma raiz utilizada por muitas culturas pelos seus efeitos potencialmente terapêuticos, nomeadamente efeito neuroprotetor. O seu nome científico é Withania somnifera que traduzindo do latim significa “indutora do sono”. O seu consumo parece estar associado a benefícios para a saúde cognitiva e efeitos positivos na redução do stress e ansiedade.

Maca (fonte3)

Estudos recentes mostram que a maca possui compostos naturais capazes de melhorar a função cognitiva e diminuir o défice de memória. O seu consumo está também relacionado com redução da fadiga, potencial efeito antidepressivo, antioxidante e ação anti-inflamatória.

A pensar em todos os que querem incluir alguns destes alimentos na sua rotina e tirar partido dos seus benefícios, a Origens Bio desenvolveu o mix Brain Boost. Com ashwagandha, moringa, maca e cacau na sua composição, este mix vai dar uma dose extra de nutrientes fundamentais para o bem-estar e bom desempenho cognitivo. A forma de consumir é muito fácil – basta adicionar 1 a 2 colheres de chá do mix a sumos (sugerimos o de maçã) ou batidos. E todos estes benefícios apenas com ingredientes naturais.

 

Artigo

Uma das principais dificuldades que todos nós é saber o que comer quando chega a hora do lanche.

Artigo

Hoje, dia 14 de novembro, assinala-se o Dia Mundial da Diabetes.