ideias para presentes de Natal

5 ideias para presentes de Natal

O Natal está quase a chegar e na Origens Bio gostamos de dar um toque personalizado aos nossos presentes. Por isso, pedimos às nossas nutricionistas que nos ajudassem a ter ideias de presentes saudáveis e saborosos que todos vão adorar.

Azeites aromatizados

O azeite é a gordura de eleição da gastronomia portuguesa, e ainda bem pois é uma gordura saudável e muito versátil. Combinado com diferentes ingredientes dá origem a azeites com aromas e aplicações diferentes. Seja com alecrim, alho ou piripiri (para pratos salgados), ou até mesmo com canela e anis (delicioso em sobremesas), são diversas as combinações que podes oferecer.

Misturas de farinhas enfrascadas para pão, waffles ou bolinhos saudáveis

É uma ideia simples e saborosa que vai surpreender. Para isso só tens de enfrascar os ingredientes secos em camadas e fazer um cartão bonito com a receita. Para tornar a receita mais saudável podes optar por farinhas mais integrais, cereais em flocos como os flocos de aveia e podes até incorporar sementes para aumentar o teor em fibra e gorduras saudáveis.

Bombons saudáveis

No Natal, umas das prendas de eleição são os bombons. O ponto negativo é o facto de nutricionalmente não serem muito apelativos pois habitualmente são ricos em açúcares refinados e gorduras hidrogenadas. Para contornar este problema e dar um toque pessoal podemos fazer nós uns deliciosos bombons. Para isso podes optar por frutos secos como as tâmaras, alperces ou ameixas secas – que vão dar textura e doçura – combinados com frutos oleaginosos – como nozes, avelãs ou até mesmo manteiga de amendoim. Sugerimos-te a deliciosa receita de trufas de matcha e cacau da @mariacozinheira.

Bolachinhas caseiras de manteiga de amendoim e aveia

Além de muito simples, estas bolachinhas fazem as delícias de todos. E o melhor? Têm apenas 3 ingredientes. Depois é só escolher um frasco ou embalagem bonita. Vamos à receita?

Só tens de misturar numa taça 1 chávena de manteiga de amendoim com pedaços, ¾ de chávena de farinha de aveia e ¼ de chávena de geleia de coco. Depois é só formar pequenas esferas, achatar cada uma com um garfo e levar ao forno em tabuleiro forrado com papel vegetal, durante 12 a 18 minutos a 180ºC. A receita rende cerca de 12 bolachinhas.

Esfoliante com Sal Rosa dos Himalaias e Óleo de Coco

O Sal Rosa dos Himalaias e o Óleo de Coco oferecem benefícios ao nosso corpo, não só por dentro, mas também por fora. Quando combinados, proporcionam um maravilhoso esfoliante corporal vai deixar a pele suave e muito hidratada. Para isso só tens que misturar 1 chávena de Sal Rosa dos Himalaias Fino e 1 chávena de óleo de coco derretido, colocar num frasco bonito e decorá-lo a gosto.

Esperamos que gostes das nossas sugestões. De certeza que vão ser do agrado de quem as receber. Desejamos-te um Feliz Natal!

Artigo

Os hábitos alimentares aprendidos na infância são determinantes para as escolhas alimentares futuras.

Artigo

Resguardarmo-nos em casa não tem que ser sinónimo de descurarmos os hábitos mais saudáveis.