Dica de Hidratação

5 dicas para aumentar a hidratação

A água é o principal componente do nosso organismo – 60% do nosso corpo é água - e há diversas funções que dependem dela, tais como:

  • Controlo da temperatura corporal;
  • Absorção de vitaminas;
  • Lubrificação das articulações;
  • Proteção de tecidos e órgãos;
  • Regulação da função intestinal;
  • Regulação do apetite e gestão de peso;
  • Eliminação de impurezas do organismo.   

Uma correta hidratação é assim essencial para garantir o bom funcionamento do organismo.

 

Como posso saber as minhas necessidades hídricas?

Uma forma simples de calculares as tuas necessidades é multiplicar o teu peso em kg por 35ml. Exemplo: 70kg x 35ml = 2450ml ≈ 2,5L

 

Contundo, este valor pode variar consoante alguns fatores como atividade física, transpiração, etc.

 

Em que situações as necessidades estão aumentadas?

  • Aumento da temperatura ambiente (por exemplo no verão);
  • Durante a prática de exercício físico;
  • Em situações clínicas em que exista perda de líquidos como febre, vómitos e diarreia.

 Também com o passar dos anos a sensação de sede vai diminuindo pelo que o risco de desidratação é maior nos idosos e estes devem ter um cuidado redobrado na hidratação.

 

Mas, o que fazer quando não sentimos sede? Como podemos promover a hidratação mesmo quando não nos apetece beber água?

Damos-te 5 dicas para garantires uma boa hidratação:

  1. Garante uma boa ingestão de líquidos

Claro que a água deve ser a bebida de eleição por ser de fácil acesso, não conter calorias e ser versátil. Pode ser consumida natural, fresca, aromatizada (com limão, gengibre, hortelã…) ou em infusões (desde que sem açúcar adicionado). A água de coco também é uma excelente opção por ter poucos açúcares e uma concentração de minerais que promove a hidratação. Os sumos naturais com fruta e legumes também podem ser uma boa opção desde que não sejam utilizadas mais de duas peças de fruta – assim o teor de açúcares não será demasiado elevado.

 

  1. Aumenta o consumo de alimentos ricos em água

Uma boa forma de te hidratares e nutrires é recorreres às sopas frias, como o gaspacho ou creme frio de curgete, pepino ou cenoura. São sopas práticas e refrescantes que podes consumir em qualquer altura. De uma forma geral, os vegetais (legumes e fruta) são muito ricos em água pelo que deves apostar no seu consumo. Destacam-se a abóbora, alface, rabanete, pepino, beldroega, aipo, chuchu, curgete, cebola e tomate.  

 

  1. Coloca as horas na garrafa da tua bebida

Coloca perto de ti uma garrafa de 1,5L com as horas escritas (por exemplo correspondentes ao teu horário de trabalho). Assim, tens objetivos de “hora a hora”.  Se for mais fácil para ti, podes optar por ter uma garrafa de 500ml e estabeleces a meta de a encher pelo menos mais duas vezes.

 

  1. 1 copo de água antes das refeições

Uma forma fácil de aumentares a hidratação é antes de todas as refeições ingerires um copo de água/água aromatizada/infusão sem açúcar.  

 

  1. Apps com lembretes para beberes água

Uma outra forma de te lembrares de beber água é através de lembretes no telemóvel ou computador. Atualmente já existem muitas aplicações fáceis de utilizar que podes programar de acordo com os teus objetivos.

Aumentares os teus níveis de hidratação pode ser mais fácil do que pensavas. Experimenta implementar estas estratégias na tua rotina, o teu corpo vai agradecer!

 

Artigo

Depois de umas semanas de intensa festividade, convívio e excessos alimentares, está na altura de voltar à rotina e retomar os cuidados com a alimentação.

Artigo

Se tiver doença celíaca ou sensibilidade ao glúten a resposta é sim.