Matcha ilustrando um artigo com os seus benefícios

Tudo o que precisas de saber sobre a Matcha

Utilizada nos rituais de chá japoneses, a Matcha é uma forma de chá verde única, cada vez mais consumida pelas suas propriedades benéficas. Embora provenha das folhas da planta Camellia Sinensis, a planta do chá verde tradicional, o seu método de cultivo é diferente.

Como é produzida?

No início da Primavera, semanas antes da colheita, as folhas da Camellia Sinensis são tapadas de forma a bloquear a passagem da luz solar. Em resposta, as folhas aumentam a sua produção de clorofila, aminoácidos (particularmente L-teanina) e antioxidantes (como os flavonoides e as catequinas). Posteriormente, as folhas mais jovens e verdes são colhidas, vaporizadas, secas e trituradas até se obter um pó de cor verde intensa.

Quais são os benefícios?

  1. Prevenção do envelhecimento das células

Pela sua riqueza em flavonoides e catequinas, fitonutrientes antioxidantes, a matcha é um excelente aliado no combate ao envelhecimento celular podendo ajudar na prevenção de doenças crónicas. 

  1. Aliada do bom funcionamento do fígado e rins

O fígado e os rins são órgãos vitais que desempenham um papel importante na eliminação de toxinas do organismo. Alguns estudos sugerem que a matcha pode ter um efeito protetor das células do fígado e rins durante este processo.

  1. Melhora o desempenho cognitivo

Alguns estudos associam o consumo de matcha à melhoria da concentração, do estado de alerta e da memória. Também parece haver associação entre a L-teanina e a diminuição dos níveis de stress.

  1. Protege o coração

A matcha está associada à diminuição do colesterol “mau” (colesterol LDL) e dos triglicéridos, quando consumida num âmbito de uma alimentação saudável. Também o seu conteúdo antioxidante parece contribuir para a diminuição do risco de doenças cardiovasculares e enfarte.

  1. Contribui para a perda de peso

Embora seja necessária mais investigação e resultados mais consistentes, alguns dos constituintes da matcha parecem contribuir para o aumento do gasto calórico e para o controlo da glicémia, quando incluída num estilo de vida saudável.

Como consumir a matcha no dia-a-dia?

Se ainda não experimentaste, há muitas formas de utilizares a matcha na tua alimentação. Experimenta incluir em panquecas ou waffles para dar mais cor ao pequeno-almoço. Também podes adicionar a sumos, batidos, smoothies, frozen bowls, gelados ou simplesmente misturada com água quente ou fria, criando um chá instantâneo sem açúcar adicionados.

Artigo

Resguardarmo-nos em casa não tem que ser sinónimo de descurarmos os hábitos mais saudáveis.

Artigo

O cérebro é um órgão complexo que possui diversas funções fundamentais como o c