Beneficios da Matcha

Tudo o que precisas de saber sobre a Matcha

Utilizada nos rituais de chá japoneses, a Matcha é uma forma de chá verde única, cada vez mais consumida pelas suas propriedades benéficas. Embora provenha das folhas da planta Camellia Sinensis, a planta do chá verde tradicional, o seu método de cultivo é diferente.

Como é produzida?

No início da Primavera, semanas antes da colheita, as folhas da Camellia Sinensis são tapadas de forma a bloquear a passagem da luz solar. Em resposta, as folhas aumentam a sua produção de clorofila, aminoácidos (particularmente L-teanina) e antioxidantes (como os flavonoides e as catequinas). Posteriormente, as folhas mais jovens e verdes são colhidas, vaporizadas, secas e trituradas até se obter um pó de cor verde intensa.

Quais são os benefícios?

  1. Prevenção do envelhecimento das células

Pela sua riqueza em flavonoides e catequinas, fitonutrientes antioxidantes, a matcha é um excelente aliado no combate ao envelhecimento celular podendo ajudar na prevenção de doenças crónicas. 

  1. Aliada do bom funcionamento do fígado e rins

O fígado e os rins são órgãos vitais que desempenham um papel importante na eliminação de toxinas do organismo. Alguns estudos sugerem que a matcha pode ter um efeito protetor das células do fígado e rins durante este processo.

  1. Melhora o desempenho cognitivo

Alguns estudos associam o consumo de matcha à melhoria da concentração, do estado de alerta e da memória. Também parece haver associação entre a L-teanina e a diminuição dos níveis de stress.

  1. Protege o coração

A matcha está associada à diminuição do colesterol “mau” (colesterol LDL) e dos triglicéridos, quando consumida num âmbito de uma alimentação saudável. Também o seu conteúdo antioxidante parece contribuir para a diminuição do risco de doenças cardiovasculares e enfarte.

  1. Contribui para a perda de peso

Embora seja necessária mais investigação e resultados mais consistentes, alguns dos constituintes da matcha parecem contribuir para o aumento do gasto calórico e para o controlo da glicémia, quando incluída num estilo de vida saudável.

Como consumir a matcha no dia-a-dia?

Se ainda não experimentaste, há muitas formas de utilizares a matcha na tua alimentação. Experimenta incluir em panquecas ou waffles para dar mais cor ao pequeno-almoço. Também podes adicionadar a sumos, batidos, smoothies, frozen bowls, gelados ou simplesmente misturada com água quente ou fria, criando um chá instantâneo sem açúcar adicionados.

Artigo

Desde pequenos aprendemos que na composição de um prato deve estar sempre presente carne ou peixe. Será que tem de ser assim?

Artigo

Intolerâncias ou alergias alimentares parecerem ser problemas idênticos, no entanto são bastante diferentes.