Perda de peso emagrecimento

5 conselhos para quem quer emagrecer

Perder peso é, talvez um dos objetivos mais traçados pela população. No entanto, por falta de tempo, motivação ou conhecimento, nem sempre é fácil eliminar o peso a mais. Por isso decidimos ajudar-te com algumas dicas que fazem toda a diferença.

Não faças dieta, aposta na reeducação alimentar

Um dos problemas de “fazer dieta” é que esta não funciona a longo prazo. Além disso está associado, mesmo que inconscientemente, a interrupções - “hoje não estou de dieta” ou “amanhã volto a fazer dieta”. Em vez de fazer dieta, sugerimos que aprendas mais sobre alimentação. Aprende, através de profissionais certificados, em nutrir o teu organismo com a melhor escolha de alimentos possível, em quantidades adequadas às tuas necessidades e gasto energético. E isto não significa que não possa consumir esporadicamente alimentos menos saudáveis ou mais calóricos. No entanto, opta por fazê-lo de forma moderada e esporádica, preferencialmente em dias de festa.

 

Beber água em quantidade suficiente

Não é novidade nenhuma e toda a gente já sabe que a água é fundamental para o bom funcionamento do organismo uma vez que é imprescindível para a absorção e transporte de nutrientes, bom funcionamento dos órgãos, regulação da temperatura corporal e até para a lubrificação das articulações. Mas sabias que a água é também importante na saciedade? Decerto já sentiste vontade de ingerir alimentos frescos e doces mas mesmo ao fazê-lo essa vontade de doce não ficou saciada. O que realmente acontece nesses casos, é que o teu organismo necessita de mais uns copos de água.

Experimenta começar a manhã com um bom copo de água, com ou sem limão, ou uma infusão sem açúcar. Este hábito é importante uma vez que durante a noite temos algumas perdas de água significativas (pela respiração e transpiração). 

 

Bom aporte de proteína

Consumir proteína é essencial para a construção e manutenção da massa muscular não é novidade, no entanto, onde muita gente erra é concentrar o seu consumo apenas ao almoço e jantar. A proteína deve ser consumida ao longo do dia distribuída pelas várias refeições.

Aposta em incluir ao pequeno-almoço ou lanche opções mais proteicas com o tofu ou a manteiga de amendoim.

 

Aposte em alimentos ricos em fibra

A fibra é imprescindível não só para o bom funcionamento intestinal, mas também para a saciedade. Incluir diariamente alimentos ricos em fibra como sopa, fruta, legumes, leguminosas e sementes como linhaça ou chia é uma forma saudável de perder peso.

 

Reduza o consumo de açúcares simples

Parece simples, mas na realidade muito dos produtos que se consume no dia-a-dia estão cheios de açúcares. Para dar a volta à situação sugerimos que aprendas a ler os rótulos. Desta forma vais conseguir diminuir o consumo dos açúcares que estão associados a alimentos mais calóricos e ao aumento do peso corporal, uma vez que o seu consumo excessivo promove a formação de gordura. Além disso, um excesso de ingestão de açúcares aumenta a retenção de líquidos e a distensão abdominal (sensação de barriga inchada) uma vez que faz com que as bactérias do intestino produzam mais gases.  

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