Alimentação em idade escolar

10 dicas para uma alimentação saudável em idade escolar

Os hábitos alimentares aprendidos na infância são determinantes para as escolhas alimentares futuras. Os pais, a família e os educadores em geral desempenham um papel muito importante na aprendizagem de uma alimentação saudável uma vez que funcionam como modelo, devendo estar preparados para ajudar a criança na escolha de opções alimentares mais corretas.

Neste artigo as nossas nutricionistas dão uma ajuda e sugerem alguns pontos fundamentais para que a alimentação da criança seja saudável, variada e adequada.

1) Começar o dia com um pequeno-almoço equilibrado e saudável.

Esta refeição é importante pois ajuda na concentração e no funcionamento do cérebro. Um bom pequeno-almoço é um aliado nas boas notas.

2) Fazer cerca de 5 a 6 refeições por dia

Desta forma garantimos energia e todos os nutrientes que necessitas ao longo do dia.

3) Não esquecer a água!

A falta de água diminui a concentração e aumenta a sensação de fadiga/cansaço. Devem ser consumidos, no mínimo, 6 copos de água ou infusões sem açúcar.

4) Comer pelo menos 3 peças de fruta por dia.

A fruta é um pequeno “pack” portátil de vitaminas, minerais, água e fibra. É tão prática que pode ser levada para qualquer lado em qualquer altura.

5) Iniciar sempre o almoço e o jantar com um prato de sopa de legumes

Além de ajudar na saciedade e no bom funcionamento intestinal, fornece água, vitaminas e minerais.

6) Incluir leguminosas de forma frequente

Feijão, grão, lentilhas podem ser transformadas em bolinhas tipo croquetes, em hambúrgueres e podem ser consumidas ainda como uma pasta para barrar. Se forem combinadas com uma fonte de cereais como arroz, massa, couscous ou até mesmo pão fornecem todos os aminoácidos essenciais, substituindo por isso a carne ou o peixe.

7) Mastigar bem os alimentos

Ensinar os mais pequenos a mastigar mais é uma lição para a vida, uma vez que maior é a saciedade e mais nutrientes vamos disponibilizar para o organismo aproveitar.

8) Guardar o consumo de produtos açucarados e com muita gordura para dias especiais

Bolos, doces, rebuçados, gomas, chocolates, batatas fritas, pizzas, cachorros e refrigerantes devem ser consumidas apenas em dias de festa e não no dia-a-dia. Há tantas opções e receitas mais saudáveis que podem facilmente substituir esse tipo de alimentos.

9) Reduzir a quantidade de sal

Ervas aromáticas e especiarias são a opção perfeita para dar sabor nas confeções culinárias e assim substituir o sal.

10) “Põe-te a mexer!”

Uma alimentação saudável está sempre acompanhada da prática diária de atividade física, uma vez que ajuda no bom funcionamento do organismo e previne o aparecimento de algumas doenças como a tensão alta, o excesso de peso/obesidade e a diabetes.

Pode parecer difícil, mas vais ver que é fácil pôr estas dicas em prática. Começa pouco a pouco a fazer estas mudanças na vida da criança e claro, dá o exemplo e muda também a tua vida.

Artigo

Neste artigo explicamos-te quais as características das nossas farinhas e como as podes utilizar no teu dia-a-dia.

Artigo

No inverno chega o frio e com ele uma das épocas mais especiais do ano, o Natal.