Dia Mundial da Diabetes

Vamos falar sobre a Diabetes?

Hoje, dia 14 de novembro, assinala-se o Dia Mundial da Diabetes.

Segundo o último relatório do Observatório Nacional da Diabetes (OND) da Sociedade Portuguesa de Diabetologia, mais de 1 milhão de portugueses tem diabetes. Neste artigo falamos sobre a diabetes, os seus diferentes tipos, quais os sintomas associados e o que podes fazer para prevenir o seu aparecimento.

 

O que é a Diabetes?

A Diabetes, mais corretamente chamada Diabetes Mellitus, é uma doença crónica onde os níveis de açúcar no sangue (glicémia) se encontram elevados (hiperglicemia). Habitualmente, esta elevação da glicemia pode dever-se a:

  • Produção insuficiente de insulina;
  • Ação insuficiente da insulina - apesar de ser produzida não funciona corretamente e por isso não tem capacidade para controlar os níveis de açúcar.

A insulina é a hormona responsável por transportar o açúcar do sangue até às células do corpo para ser convertido em energia. Os níveis permanentemente elevados de glicémia estão ligados a uma série de complicações no organismo como doenças cardiovasculares, problemas renais e oculares.

 

Que tipos de diabetes existem?

Existem 3 tipos:

DIABETES TIPO 1 – mais frequente em crianças ou adultos jovens, é uma doença autoimune em que o organismo destrói as células do pâncreas que produzem insulina. Com as destruição das células do pâncreas é produzida pouca ou nenhuma insulina e, sem insulina, o organismo começa a decompor a própria gordura e o músculo originando uma grande perda de peso. As pessoas com Diabetes tipo 1 necessitam de injeções diárias de insulina para manter a sua glicémia equilibrada. Por se tratar de uma doença autoimune não há forma de prevenir o seu aparecimento.

DIABETES TIPO 2 - ocorre quando o pâncreas não produz insulina em quantidade suficiente ou quando a sua ação é insuficiente. O diagnóstico de Diabetes é feito habitualmente após os 40 anos de idade embora possa ocorrer mais cedo. Cada vez mais há crianças a desenvolverem esta doença.  A Diabetes tipo 2 pode ser silenciosa durante muitos anos e apenas ser diagnosticada após outras queixas ou em exames de rotina. Está muitas vezes associada à obesidade e tem uma forte componente de hereditariedade. Pode surgir devido a má alimentação e falta de exercício físico. Os indivíduos com este tipo de diabetes conseguem muitas vezes controlar as suas glicémias com uma alimentação adequada e antidiabéticos orais não sendo tão frequente a necessidade de injeções de insulina.

DIABETES GESTACIONAL – surge quando na gravidez existem valores alterados (e elevados) na glicémia, o que pode estar relacionado com as alterações hormonais. Pode ocorrer em qualquer fase da gestação, sendo mais frequente a partir da 24ª semana de gestação. É fundamental haver um bom controlo das glicémias de forma a prevenir eventuais riscos para o bebé (bebé com tamanho excessivo, icterícia, hipoglicemia) e, ao longo do seu desenvolvimento (maior risco de obesidade e alterações do metabolismo da glicose na infância).   

 

Quais são os sintomas habituais?

  • Sede excessiva e secura na boca;
  • Necessidade de urinar com muita frequência;
  • Cansaço e fadiga;
  • Fome constante;
  • Perda de peso súbita;
  • Feridas de difícil cicatrização;
  • Infeções recorrentes;
  • Prurido cutâneo (comichão na pele);
  • Visão turva.

Como é confirmado o diagnóstico?

  • Análises às glicémias em jejum;
  • Prova de tolerância à glicose;
  • Análise à hemoglobina glicada (ou glicosilada) HbA1C.

 

Que cuidados de saúde e alimentação deves ter para prevenir o aparecimento de diabetes?

  • Mantém um peso saudável;
  • Pratica exercício físico de forma regular – ginásio, caminhadas, corridas…tu escolhes;
  • Escolhe uma alimentação equilibrada, variada e adequada às tuas necessidades, incluindo alimentos de todos os grupos da roda dos alimentos;
  • Relativamente à ingestão de hidratos de carbono – pode e deve existir um consumo adequado deste nutriente. Devem ser preferidos os hidratos de carbono complexos e ricos em fibra - alimentos como o pão (de preferência integral), cereais integrais, leguminosas, fruta são boas opções - e devem ser sempre ingeridos em quantidades ajustadas;
  • Privilegia o consumo de sopa e de legumes no prato – iniciar as refeições principais com sopa. No prato, metade deve estar ocupado com salada/legumes;
  • Opta por fontes de gorduras saudáveis e de qualidade, em pequenas quantidades – como o azeite, sementes ou os frutos “secos”;
  • Evita alimentos que contenham um teor elevado de açúcares simples ou de açúcares adicionados;
  • Evita o consumo de bebidas alcoólicas;
  • Diminui a quantidade de sal – o uso de ervas aromáticas e especiarias é uma boa opção. Já experimentaste o nosso Golden Mylk como condimento? É ótimo em marinadas ou caril;
  • Consome uma boa quantidade de água – água simples, aromatizada ou infusões, sempre sem adição de açúcar.

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