Natal saudável

Truques para um Natal mais saudável

No inverno chega o frio e com ele uma das épocas mais especiais do ano, o Natal. O Natal é sinónimo de família e amigos, troca de presentes e convívio…sobretudo à volta da mesa. Na Origens Bio acreditamos que uma alimentação equilibrada pode ser praticada todos os dias, mesmo em dias de festa, sem por isso abdicarmos do sabor e do prazer de uma boa refeição.

Neste artigo vamos ensinar-te alguns truques para te deliciares com as iguarias da quadra, sem culpas.

Mantém uma alimentação equilibrada durante todo o dia

Respeita o esquema de refeições que habitualmente costumas fazer durante o dia, isto evita que chegues à ceia de Natal com demasiado apetite. 

Iniciar as refeições com sopa

Idealmente todas as refeições principais deviam começar com um bom prato de sopa e a ceia de Natal não é exceção. Ao ingerires sopa vais estar a ingerir água e fibra, que vão ajudar a saciar, além de vitaminas e minerais, fundamentais para o bom funcionamento do organismo.

Entradas com legumes e leguminosas

Uma boa forma de evitar ou moderar o consumo de queijos gordos, enchidos e fritos é ter à disposição entradas com mais legumes e leguminosas - saladas com legumes variados, húmus de grão, palitos de legumes (cenoura, pimento, pepino), cogumelos gratinados, tapenade de azeitonas. Para acompanhar opta por tostas ou fatias finas de pão integral. Também podes incluir queijo fresco magro ou requeijão.

Usa e abusa dos legumes no prato

Mesmo que não seja uma tradição do teu Natal experimenta pôr à disposição na mesa da ceia saladas diversas e coloridas, legumes assados no forno com um pouco de azeite e alecrim ou até as tradicionais couves salteadas num pouco de azeite e alho. Os legumes devem ocupar metade do teu prato e, se quiseres repetir algum alimento à refeição, é nos legumes que deves apostar.

Azeite sim, mas com moderação

O azeite é a gordura de excelência usada na gastronomia tradicional portuguesa – e ainda bem, pois são inúmeros os seus benefícios. Contudo, o azeite é uma gordura e por isso muito energético, devendo ser consumido em quantidades moderadas. Tenta diminuir a quantidade que costumas usar - o ideal é não ultrapassares a quantidade de 1 colher de sobremesa.

E para beber? Água! Mas com um twist

Ingere um bom copo de água antes de iniciares a refeição. Depois, mesmo que consumas bebidas alcoólicas ou sumos, deves ter sempre um copo de água ao lado para ires alternando. Assim vais conseguir controlar melhor as quantidades de bebidas ingeridas. Podes dar outro sabor à água adicionando rodelas de limão, bagos de romã, frutos vermelhos, plantas aromáticas como manjericão ou alecrim, gengibre, canela…são infinitas as combinações que podes fazer. O ideal é não adicionares açúcares. Caso o faças prefere um toque de mel ou açúcar de coco. Se gostas de bebidas gaseificadas podes preparar a água aromatizada com água com gás.

Sim aos frutos secos

Embora também devam ser consumidos de forma contida, frutos desidratados como as ameixas, tâmaras e figos são fontes naturais de açúcar e vão ajudar a saciar a vontade de doce. Frutos oleaginosos como as nozes, avelãs, amêndoas e cajus são ricos em gorduras e fibras, importantes para o organismo. E a porção? Os frutos que couberem na palma da tua mão (+- 2 frutos desidratados e 6 a 8 unidades de frutos oleaginosos).

E as sobremesas de Natal?

Claro que o Natal também é sinónimo de doces iguarias. Para que as consumas de forma moderada damos-te algumas opções: podes escolher o teu favorito e comes só uma porção 1  ou podes escolher os 2 a 3 preferidos e comes o equivalente a 1 colher de sopa de cada. Podes também alterar as receitas – reduzindo a quantidade de açúcar ou gordura da receita e optando por fontes mais saudáveis deste alimento. Podes ainda ter pratos de fruta arranjada, decorados com bagos de romã e folhas de hortelã, ou uma bela salada de fruta, sem adição de açúcar.

1Porções (por ordem de menos calórico para mais calórico):

Leite creme – 1 taça pequena

Farófias – 1 taça pequena

Coscorão – 1 unidade média

Sonhos – 2 unidades médias ou 1 unidade grande

Azevias – 1 unidade pequena

Arroz doce – 1 taça pequena

Mousse de chocolate – 1 taça pequena

Rabandas/fatias douradas – 1 unidade

Bolo-rei – 1 fatia pequena (se quiseres reduzir a quantidade de açúcar prefere o bolo rainha)

Tronco de Natal – 1 fatia pequena

Mexidos – 1 taça pequena

Dá uma caminhada

Para compensar as calorias ingeridas nada melhor do que uma caminhada. Podes optar por fazer uma caminhada matinal ou em família no dia de Natal. O importante é que te mantenhas ativo.  

 

Artigo

Se há alimento envolto em controvérsia, esse alimento é a soja.

Artigo

A agricultura biológica surge como um agente promotor da biodiversidade uma vez que encerra em si práticas que a protegem e promove.