Soja - Verdades e Mitos

Soja - Verdades e Mitos

Se há alimento envolto em controvérsia, esse alimento é a soja. Por isso, fomos desvendar as 5 principais dúvidas que nos chegaram, com base na ciência atual.

A soja não pode ser consumida todos os dias?

MITO. Não há qualquer problema identificado em consumir soja todos os dias. Recomenda-se a ingestão máxima de duas porções diárias. Uma porção corresponde a 1 chávena de bebida de soja ou ½ chávena de tofu, tempeh, feijão de soja ou soja texturizada.

A soja fornece proteína completa?

VERDADE. Na sua constituição, a soja, possui todos os aminoácidos essenciais fazendo com que seja uma das poucas proteínas vegetais a fornecer proteína completa, ou seja, de alto valor biológico. Sendo assim, numa alimentação vegan e não só, o seu consumo não deve ser temido.

O tempeh é melhor que o tofu?

MITO. Apesar de haver quem defenda que os benefícios do consumo de soja só são obtidos se a soja for fermentada, não existe evidência científica sobre isso. Desta forma e uma vez que uma alimentação saudável deve ser equilibrada e variada, qualquer que seja a escolha, é uma boa opção.

Leite de soja possui as mesmas propriedades nutricionais do leite de vaca?

VERDADE. Se compararmos 100mL de leite meio gordo e 100mL de bebida de soja sem adição de açúcares vemos que nutricionalmente são semelhantes, tendo um teor energético e proteico muito aproximado. 

Numa dieta vegan se consumir alimentos fermentados de soja consigo obter vitamina B12?

MITO. Nenhum alimento de origem vegetal consegue fornecer vitamina B12, a não ser que seja suplementado, como acontece com algumas bebidas vegetais ou algumas leveduras nutricionais. De facto, alguns alimentos de origem vegetal possuem análogos de vitamina B12, que são semelhantes à vitamina B12 mas estão numa forma que o organismo não consegue absorver.

Artigo

Dietas, vegan, superalimentos, sem glúten,… todos os dias existem novas palavras no mundo da alimentação. Será assim tão difícil alimentar o nosso corpo?

Artigo

Quando vamos a uma festa, sobretudo se for uma festa infantil, a oferta de alimentos ricos em açúcar e sal é grande.