panquecas com frutos vermelhos representando uma refeição rápida e saudável

Refeições rápidas podem ser saudáveis!

Para seguir uma alimentação saudável não é preciso perder horas na cozinha. Com os alimentos certos na dispensa e trocas inteligentes conseguimos pratos rápidos, cheios de sabor e cheios de nutrientes.

“One pot pasta” ou a arte de fazer uma refeição usando apenas um recipiente

Experimenta juntar legumes, uma fonte de proteína que prefiras (tofu ou leguminosas, por exemplo) e um cereal da tua eleição (millet, quinoa ou trigo sarraceno) numa panela. Deixa estufar sem te esqueceres de adicionar especiarias, ervas aromáticas, um pouco de água e azeite. Resultado? Um estufado rápido, saboroso e saudável.

Tudo no liquidificador!

Imagina um pequeno-almoço rápido, mas muito nutritivo? Se imaginaste panquecas, estás no caminho certo. Parece uma combinação impossível, mas não é. Experimenta colocar aveia, banana, linhaça e um pouco de bebida vegetal no liquidificador. Trituras tudo, colocas numa frigideira anti-aderente em lume brando e deixas dourar de ambos os lados. Em menos de 5 minutos tens um pequeno-almoço nutritivo e com muito sabor.

Parece batata frita, sabe a batata frita, mas não é batata frita

Parece algo irreal, mas basta partires a batata em palitos, passar bem por água, secar, temperar a gosto e levar ao forno apenas com um fio de azeite até ficar crocante! E assim, de forma simples e saborosa tens umas batatas “fritas”, mas sem quantidades desnecessárias de gordura. Apesar de demorar um pouco no forno, tens as mãos livres, ou seja, podes usar esse tempo para planeares as tuas refeições da semana, ler um livro ou até mesmo meditar.

Fast Food

E quando o que apetece mesmo é um daqueles clássicos de fast food, mas numa versão saudável e que até dá para comer várias vezes na semana?

Para descobrires a resposta, está atento às nossas redes sociais para descobrires receitas saudáveis para o dia-a-dia da nossa chef Maria Silva.

Artigo

Os hábitos alimentares da população portuguesa têm vindo a mudar ao longo do tempo.

Artigo

Todas as fases do ciclo de vida são importantes e a maneira como nutrimos o nosso corpo é um ponto fundamental para a longevidade.