Artigo Sal Refinado e Natural site

Ainda tens Sal Refinado em casa?

Conhece os benefícios dos sais naturais? Sabias que, dependendo da sua origem e/ou processamento, o sal apresenta vários tipos diferentes? Duas das principais fontes de extração são a água do mar (por evaporação) ou as minas terrestres. Consoante o processo a que é sujeito, pode também ser classificado como natural (se não for sujeito a processos extensivos de refinamento ou adição de outras substâncias) ou sais processados, no qual se inclui o sal refinado (se passar por algum tipo de processo de refinamento ou modificação após ser extraído da sua fonte natural, perdendo também alguns dos seus minerais).

 

Conheça melhor os diferentes tipos de sal:

 

📌 Sais Naturais:
 

➡️ Sal Rosa dos Himalaias: Extraído das minas nas montanhas dos Himalaias, é lavado, triturado e peneirado para remover impurezas. Sendo um sal natural, não é submetido a processos químicos e não contém aditivos. A coloração rosa característica é atribuída à presença de minerais como o ferro.

➡️ Sal Marinho: Obtido através da evaporação da água do mar, é menos processado que o sal de mesa comum, preservando alguns minerais. Pode ter vários perfis, composições e tonalidades de acordo com a região de onde é extraído. Contudo, alguns estudos têm apontado a presença de microplásticos neste tipo de sal (1,2,3)

➡️ Flor de Sal: Obtida artesanalmente através dos cristais de sal que se formam na superfície da água do mar durante a evaporação. É conhecida pela sua textura e sabor intenso.

 

📌 Sais Processados:
 

➡️ Sal Refinado: Após a extração, pode sofrer diversos processos como lavagem química, centrifugação e secagem, sendo por vezes sujeito a processos de branqueamento. É um sal menos natural e preserva uma menor quantidade de nutrientes.

➡️ Sal Negro (Kala Namak): Originário da Ásia, especialmente da Índia, Paquistão e Nepal. Semelhante ao sal rosa dos Himalaias, é extraído das minas de sal da região, mas é misturado com sementes e ervas, levado ao forno com carvão vegetal para obter a sua tonalidade.


🗂️ 1 - Ha, D. T. (2021). Microplastic contamination in commercial sea salt of Vietnam. Vietnam Journal of Science and Technology59(3), 333-344.
🗂️ 2 - Sivagami, M., Selvambigai, M., Devan, U., Velangani, A. A. J., Karmegam, N., Biruntha, M., ... & Kumar, P. (2021). Extraction of microplastics from commonly used sea salts in India and their toxicological evaluation. Chemosphere263, 128181.

🗂️ 3 - Parvin, F., Nath, J., Hannan, T., & Tareq, S. M. (2022). Proliferation of microplastics in commercial sea salts from the world longest sea beach of Bangladesh. Environmental Advances7, 100173.

 

🚨 Consuma sal com moderação – A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda um consumo máximo de 5g diárias para um adulto e 3g diárias para as crianças.

Artigo

Quando vamos a uma festa, sobretudo se for uma festa infantil, a oferta de alimentos ricos em açúcar e sal é grande.

Artigo

Hoje, dia 14 de novembro, assinala-se o Dia Mundial da Diabetes.