Alimentação saudável no Verão

5 dicas de Alimentação saudável no Verão

Com a chegada do Verão, dos dias de sol e das temperaturas mais quentes, a necessidade de hidratação do nosso organismo aumenta. Além de ser importante garantir uma boa hidratação, devem ser privilegiados alimentos que ajudem a estimular a proteção natural da pele já que nesta altura do ano estamos mais expostos à luz solar.

Neste artigo damos-te algumas dicas fáceis de pôr em prática para uma alimentação equilibrada e mais saudável este Verão.

  1. Mantém-te hidratado

O que beber? Água! Seja natural, fresca, com limão ou em infusões sem açúcar adicionado, a água deve ser a bebida de eleição. A água de coco e os sumos naturais também podem ser uma boa opção. Os sumos devem ser feitos com no máximo duas peças de fruta – assim o teor de açúcares não será demasiado elevado.

Uma boa forma de te hidratares e nutrires é recorreres às sopas frias, como o gaspacho ou creme frio de courgette, pepino ou cenoura. São sopas práticas e refrescantes que podes consumir em qualquer altura.

  1. Refeições leves, práticas e saudáveis

Prefere refeições ligeiras e equilibradas. Sanduiches, saladas enfrascadas ou wraps são soluções rápidas, saborosas e equilibradas que podem andar sempre contigo. Para uma refeição equilibrada deves escolher uma fonte de proteína (tofu, leguminosas, ovo, queijos magros, carne magras ou peixe), vegetais variados (crus ou cozinhados) e hidratos de carbono de absorção lenta e ricos em fibra (como cereais integrais, pão integral ou massas de leguminosas). Para temperar, adiciona um toque de azeite, molho de soja ou um vinagrete exótico com o vinagre de coco.

  1. Bom aporte alimentos ricos em caroteno e vitamina C

A vitamina C está envolvida na produção de colagénio, responsável pela elasticidade e firmeza da pele, prevenindo o aparecimento de rugas e contribuindo para uma pele mais bonita. Os carotenos (pró-vitamina A), são nutrientes importantes para a saúde da pele já que estão envolvidos na produção de melanina, o pigmento da pele que protege o organismo contra os raios ultravioleta e que é responsável pelo bronzeado uniforme e duradouro. Alimentos que representam boas fontes destes nutrientes são a laranja, cenoura, papaia, morangos, bagas goji, salsa, pimento vermelho, tomate, couve, entre outros. Apesar destes alimentos estimularem a produção natural da pele, nunca é demais salientar que o seu consumo não dispensa a utilização de protetor solar. Para a tua pele estar verdadeiramente protegida deves aplicar protetor solar e renovar a sua aplicação durante o dia sempre que seja necessário.

 

  1. Snacks práticos e saudáveis

Os tremoços, desde que bem demolhados para tirar o sal, combinados com algumas azeitonas dão um ótimo snack, saciante e nutricionalmente equilibrado. Outro snack saudável e pouco calórico são os gelados. Gelados? Sim! Prefere aqueles que sejam feitos apenas com fruta sem natas ou chocolate. Também podes fazer os teus gelados em casa. Experimenta congelar em cuvetes próprias, água de coco com fruta, sumo de melancia ou de laranja. Fazem uns picolés maravilhosos e sem açúcares adicionados.

 

5. Alimentação segura

Para evitar intoxicações alimentares, deves prestar sempre atenção ao acondicionamento e conservação dos alimentos, sobretudo nesta época de mais calor. Caso consumas as tuas refeições fora de casa é muito importante não transportares contigo alimentos que facilmente se degradem com o calor ou, caso transportes, deves acondicioná-los corretamente em malas térmicas.

 

Com estas 5 dicas é ainda mais fácil ter uma alimentação cheia de sabor e muitos benefícios.

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