6 dicas de alimentação saudável durante a gravidez

6 dicas de alimentação saudável durante a gravidez

 

Uma alimentação saudável durante a gravidez é fundamental para garantir o bem-estar da mãe e o bom desenvolvimento do bebé. Durante o período de gestação, as necessidades de energia e nutrientes vão aumentando ao longo dos meses, devendo as escolhas alimentares serem sempre pensadas para dois. Deixamos-te 6 dicas que deves seguir para uma gravidez saudável:    

    1. Manter um peso adequado

O ganho de peso durante a gravidez deve ser adequado, consoante o índice de massa corporal inicial da mãe, e aliado à prática de atividade física.

    1. Fazer uma alimentação completa, equilibrada e adequada

Uma alimentação saudável é fundamental sempre, sobretudo num período tão especial como a gravidez. Deves incluir alimentos de todos os grupos da roda dos alimentos, com especial enfoque naqueles que fornecem nutrientes-chave para uma gravidez saudável, como o ácido fólico, ferro, cálcio, iodo. São exemplos desses alimentos as leguminosas, os cereais integrais, os legumes de folha verde-escura, os lacticínios, o peixe. Devem ser preferidos os pratos confecionados em tacho, por preservarem um maior teor de nutrientes, temperados com azeite em pouca quantidade. Devem ser privilegiadas as ervas aromáticas em substituição do sal. O consumo de produtos açucarados e de cafeina devem ser limitados e o consumo de álcool deve ser excluído. 

    1. Não fazer dietas restritivas

A gravidez não é o momento para fazer dietas para a perda de peso! E não devemos esquecer que uma alimentação saudável é uma alimentação sem restrições de grupos alimentares. 

    1. Boa hidratação – por dentro e por fora

Uma boa ingestão de água é essencial na promoção da hidratação, da saciedade e do bom funcionamento intestinal. Também a hidratação da pele é importante para garantir a sua elasticidade – sabias que o óleo de coco é excelente para a hidratação da pele?

    1. Seguir as regras de segurança alimentar na gravidez

Durante a gravidez deves ter um cuidado acrescido na preparação e confeção dos alimentos. Começa sempre por higienizar bem as tuas mãos, bem como as superfícies e utensílios para a preparação/confeção de alimentos.

Não deves consumir alimentos crus (exceto frutas e legumes, desde que bem higienizados), nem alimentos não pasteurizados (consome apenas leite e queijos pasteurizados). Deves cozinhar bem os alimentos, especialmente carne, ovos e peixe. As sopas e estufados devem ser cozinhados a temperaturas superiores a 70 °C.

    1. Cumprir a suplementação alimentar

Segue todas as indicações prestadas pelo profissional de saúde que te acompanha. A suplementação só deverá ser iniciada após a prescrição e de acordo com as indicações do profissional de saúde.

 

Fonte: DGS/PNPAS ultimo acesso a 23/08/21.

Artigo

Hoje é assinalado o dia Nacional da Luta contra a obesidade.

Artigo

​​​​​​​Com a chegada do novo ano, chega também a vontade de mudar os hábitos, investir na saúde e no bem-estar.