Embalagens recicláveis e combustáveis

Vamos falar sobre embalagens

Numa altura em que a sustentabilidade ambiental, a reciclagem e a redução do uso dos plásticos estão na ordem do dia, fomos pesquisar e perceber as diferenças entre os vários termos associados às embalagens. Embalagens recicladas, recicláveis, compostáveis, biodegradáveis… O que significa? Quais as principais diferenças? Vamos descobrir:

Reciclado

O termo reciclado significa que o material que compõe a embalagem já passou pelo processo de reciclagem e provém de materiais que foram transformados em um novo produto.

Um produto reciclado pode ser também reciclável, pois pode ser feito de material usado e ser novamente reaproveitado para originar um novo produto.

Ao ser reciclado, o produto foi feito com materiais reaproveitados e não foi necessário recorrer à extração de produtos naturais.

Reciclável

O termo reciclável é referente a todo o material que pode ser transformado num outro, ou seja, que pode ser reciclado e transformado num novo produto.

Quando uma embalagem tem o rótulo de reciclável, não significa que ela tenha sido produzida com material reciclado. Ainda que muitas embalagens possam ser recicláveis, nem todas o são a 100%. Uma embalagem 100% reciclável significa que todo o material que a compõe pode ser reciclado e dar origem a novos produtos.

 

Biodegradável

Biodegradável refere-se a qualquer material que pode ser decomposto naturalmente pelas bactérias e microrganismos, relativamente em pouco tempo, sem prejudicar o ambiente. Ao contrário das embalagens recicladas e recicláveis, este tipo de embalagem não necessita de ser tratada industrialmente.

 

Compostável

Embora todo material compostável seja biodegradável, nem todo material biodegradável é compostável. A principal diferença entre dois conceitos é que os materiais compostáveis, além de se decomporem naturalmente sem prejudicar o ambiente em menos tempo, ainda originam um substrato nutritivo, tornando o solo mais rico e fértil.

 

Em 2020 a Origens Bio assume ainda mais o compromisso da sustentabilidade ambiental. Assim, além das embalagens 100% recicláveis com que embalamos os nossos produtos, criámos a primeira linha de produtos, as Granolas da Maria, com embalagem biodegradável e totalmente compostável.

Origens Bio, (cada vez mais) uma escolha natural.

Artigo

Se desejas efetivamente deixar um impacto positivo no mundo, artig

Artigo

Neste Dia Mundial da Consciencialização da Doença Celíaca fala